segunda-feira, 14 de março de 2011

Solidão a dois

Zenith Andersen
Não há mais diálogo entre nós.
Os planos, a alegria, os interesses...
Tudo acabou,
Como num passe de mágica.
De repente acabou:
Os passeios de mãos dadas,
O afago carinhoso,
Tudo acabou...
Mas se ao menos restasse
A amizade,
A lembrança dos momentos bons,
A compreensão...
Se a amargura não chegasse,
Se uma ternura, pequena até,
Restasse...
Ainda poderia, o amor, sobreviver...
Poderia esperar...
Quem sabe o tempo,
Apagasse esta amargura,
Este desencanto,
Esta solidão a dois...


(Todos os conteúdos desse BLOG estão registrados pela autora, Zenith Andersen, e fazem parte de seu próximo livro: "Estados de Espírito")

3 comentários:

  1. ESSE POEMA NOS CONDUZ A UMA REFLEXÃO DO QUE É O RELACIONAMENTO A DOIS. A ROTINA É UM DOS FATORES QUE LEVA AO ESFRIAMENTO DA RELAÇÃO, POR ISSO TEMOS QUE SABER CUIDAR PARA QUE O AMOR E O ENCANTO NÃO SE PERCAM NO CAMINHO. A BÍBLIA NO LIVRO DE GÊNESIS CAPÍTULO 2, 18 DIZ: NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ. PORTANTO TEMOS QUE TER O CUIDADO DE MESMO SE RELACONANDO COM ALGUÉM NÃO VENHAMOS SENTIR A SOLDADÃO. EXISTEM MUITOS CASAIS COMPLETAMENTE SOLITÁRIOS, VIVENDO APENAS DE APARENCIAS, E ISSO NÃO É NADA BOM PARA AMBOS E O MELHOR CAMINHO PARA RESOLVER É O DIÁLOGO COM SABEDORIA.
    PARABÉNS ZENITH POIS CADA POEMA NOS LEVA A UMA REFLEXÃO DA NOSSA VIDA E DO MUNDO. UM FORTE ABRAÇO DE SUA ADMIRADORA LÍCIA.

    ResponderExcluir
  2. CORREÇÃO DA PALAVRA: SOLIDÃO
    LICIA

    ResponderExcluir
  3. Sabemos por experiênciaque quando fenece o amor atração, paixão, desejo e posse, costuma emergir do inconsciente mais profundo esse vazio permeado de solidão, amarguras,ansiedades. O AMOR tudo compreende, tudo perdoa porque é magnânimo. Não precisa de ser correspondido, porque por si só se expande, espargindo-se entorno de si, do outro, de todos,retornando em maior quantidade para o seu doador.

    Apreciei as duas mais recente poesias, mas vejo e sinto o interior da poetiza! Obrigada!Penha.

    ResponderExcluir