sexta-feira, 25 de março de 2011

O Cansaço

Zenith Andersen
Tarde morna de verão,
Preguiça na alma,
Mal estar no coração.

Uma consulta a um clínico
Seria a solução!

Consultório repleto,
Atendimento por hora de chegada.
Enfim a minha vez:

Que visão maravilhosa!
Aqueles olhos verdes me encantaram!
E, antes da clássica “anamnese”
Fui logo falando:

“O que há em mim é sobretudo cansaço -
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.”

E para minha surpresa, o médico, sorrindo, continuou:

“A sutileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto em alguém,
Essas coisas todas -”

Rimo-nos muito da coincidência!
Gostarmos ambos do mesmo poeta:
Fernando Pessoa!

E em particular
Do mesmo heterônimo:
Álvaro de Campos!

E assim conversando...
Outras afinidades surgiram...
Não! Essas não contarei -
Direi apenas que
Não me curei do meu
Cansaço!

(Todos os conteúdos desse BLOG estão registrados pela autora, Zenith Andersen, e fazem parte de seu próximo livro: "Estados de Espírito")

Um comentário:

  1. Ah, isso não foi consulta, foi encontro poético! Lembrei da Zélia, poeta do blog http://zeliacorreaguardiano.blogspot.com, vc vai gostar...
    Adorei!
    Bjos

    ResponderExcluir